
O que deixa o fardo pesado não é aquilo que nosso inimigo quer colocar em nossa vida, se aceitarmos sobre nossos ombros?
Não é o pecado, acusação (1Pedro 5:8-9, Efésios 6:16), o que nos torna cansados; pois, em nossa origem fomos feito para sermos "separados", "imaculados", ou seja, santos (Efésios 2:10, Tiago 2:15-17) como é nosso Senhor (1Pedro 1:15-16), todavia, a quebra da aliança tornou nossa vida pesada e cansativa, pelo fato de estamos vivendo em condição contrária à nossa natureza (Genesis 3:17-19).
Uma ilustração recente foi uma ferramenta elétrica que utilizei além de sua potência, tornando ela quente o suficiente para não conseguir mais utilizá-la, e, creio eu, que se continuasse o uso poderia danificá-la sem recuperação; semelhante, o pecado faz isso conosco (Romanos 6:23).
Mas qual pecado?
Não seria o fato de estarmos apontando muitas vezes para o alvo errado (Tiago 1:15)?
Sim, quantas vezes após colocamos o carro na "frente dos bois" tivemos que "carregar o boi" (Hilário, mas sério, deve ser muito cansativo puxar um boi de mais de 500 quilos, risos.); ou, planejamos fazer a vontade de Deus e acabamos nos esforçando para realizar a nossa (Tiago 1:5-25, Tiago 4:1-10).
Sendo assim, que possamos estar atentos ao que o Senhor nos apresenta na palavra Dele, vejamos:
Primeiro, atentemos para nossa situação, se está cansado e com um peso sobre os ombros, veja o convite de Jesus:
Mateus 11:28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
Observemos que o versículo está num contexto onde Jesus tratava de declarar positivamente a respeito de João, mesmo este questionando se seria Ele o messias, algo que não deveria ocorrer, pois, ele batizou a Jesus e declarou que: "Era ele que devia ser batizado por Ele"(Mateus 3:14); entretanto, tal coisa deve ter ocorrido, creio eu, pelo fato de João estar cansado e sobrecarregado na condição que se encontrava naquele momento (aprisionado); após, Jesus afirmou juízos para cidades que não se arrependeram diante do que ele demonstrava; e por último fez o convite para aqueles que, ao contrário do que parece, não estavam cansados ou sobrecarregando por não terem alcançados seus planos pessoais, ou trabalhado muito em seus ofícios, algo que depois de um tempo acabamos acostumados com rotina, e sim com o próprio pecado e por não concordarem com a injustiça do mundo.
A Condição para o aceite do convite é saber:
Salmos 127:1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. 2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.
Com o aceite do convite para aprender de Jesus a ser humilde (aquele que pensa menos em si) e manso (submisso), receberemos o entendimentos que fomos chamados apenas para sermos repositórios da misericórdia e Glória de Deus, e que a obra a ser realizada, e esforço de nossa parte é para crermos e nos submetermos à direção do Espírito Santo, o qual operará através de nós o estabelecimento do reino, que de antemão sabemos que não é comida ou bebidas, mas vida no Espírito (Romanos 14:17-22). Nisso descansamos, em saber que aquele que começou a boa obra a concluirá (Filipenses 1:6).
Talvez você queira saber como é a realização dessa obra, e eu apresento a forma que Deus tratou o projeto no:
Velho testamento
Êxodo 31:1 Disse mais o Senhor a Moisés: 2 Eis que chamei pelo nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, 3 e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício,
Números 11:16 Disse o Senhor a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem anciãos e superintendentes do povo; e os trarás perante a tenda da congregação, para que assistam ali contigo. 17 Então, descerei e ali falarei contigo; tirarei do Espírito que está sobre ti e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que não a leves tu somente.
O Espírito Santo esteve sempre presente corroborando para o projeto de salvação da humanidade, todavia, no passado eram alguns que recebiam Dele para operarem a vontade de Deus em algo relacionado ao seu propósito.
Porém, em Joel vemos uma promessa de Deus a cerca do derramar do Espírito Santo sobre "toda carne" a fim de um fim específico também, veja o texto:
Joel 2:28 E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; 29 até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias.
No Novo testamento encontramos:
João 15:16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.
O chamando de Deus para renuncia do cansaço e opressão é algo que depende de nossa fé na primeira decisão, para que Ele nos condicione a suportar o fardo de lutar contra o mundo (João 15:15-20), tornando-o leve através da operação do Espírito Santo.
Porquê devemos crer?
Mateus 28:18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
Para quê?
João 14:12 Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. 13 E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
Marcos 16:15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. 17 Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.
Concluo, Jesus veio tirar o fardo "pesado" do pecado, mas antes, "leve" a tua vida a Ele, aprendendo a levar a tua própria Cruz, que é o Jugo, ou seja, as dificuldades impostas pelo mundo (trevas) em função da decisão que você tomou.
Viva feliz sabendo que tudo passará (Romanos 16:20), e que pode gozar a vida com verdadeira liberdade (João 8:36, Romanos 8:38-39).
Comments