top of page

Obstinação

Foto do escritor: Fabio SilvaFabio Silva

Atualizado: 17 de mar. de 2024


Pastor com várias ovelhas e uma fastada

O Quão Teimosos Nós Somos e a Providência de Deus


Olá, nesta postagem, coloco em evidência o quão teimosos nós somos e como Deus tem sido longânimo para nos mostrar o quanto vale a pena confiar nele nos momentos difíceis, principalmente quando estamos cativos, geralmente por más escolhas (Isaías 59:2-13).


Reflexão sobre Jeremias

Hoje, tive a oportunidade de fazer uma exposição a respeito de um texto que está no livro de Jeremias. Eu não pude deixar de registrar a respeito do que estou aprendendo. Realmente, tenho observado em minha vida que algumas coisas não fluem enquanto eu não consigo vencer outras, semelhante a um videogame, onde temos fases que não conseguimos avançar até que vençamos um estágio ou um mestre.


A Importância da Disciplina e Persistência

Quando me deparei com essa situação, estive imaginando a vida de um soldado que tem de ser disciplinado para conseguir resultados melhores. Não conseguimos conquistar coisas se não tivermos essa vontade. Existe a obstinação, que pode ser boa (quando minhas ideias estão de acordo com a vontade de Deus) ou má. Ou seja, se estou apontando para o lugar certo, eu sou obstinado, persistente. Com certeza, a disciplina me levará ao resultado, à vitória. Se eu fizer o contrário, à derrota.


Um Chamado à Reflexão

Tenho observado essa situação constantemente. Não tenho mais alternativas a não ser assumir uma postura firme em relação a isso tudo, e o texto aqui em Jeremias 29:11 relata algo que aconteceu no passado, que muitas vezes está presente em nossa vida:

Jeremias 29:11 Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. 12 Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. 13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. 14 E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.

A Necessidade de Ouvir e Aprender

Então, muitas vezes é isso. A gente não entende, mas o que ocorre é que Deus se afasta de nós (ou nós Dele?) porque estamos tentando alcançá-lo com objetivos errados. Em outro capítulo Jeremias também fala algo interessante. Veja:

Jeremias 25:3 - Desde o ano treze de Josias, filho de Amon, Rei de Judá, até o dia de hoje, período de 23 anos, tem vindo a mim a palavra do Senhor e vosla tenho anunciado, madrugada, e falando, mas vós não escutastes.

As Barreiras para a Compreensão

É apontado aqui a frustração do profeta tentando de todo modo falar, mas em vão, a um povo obstinado, de dura cerviz.


Ou seja, quem avisa amigo é. Mas tem vezes em que há cegueira, ou tanto entulho no entendimento das pessoas que as obstrui, ou nós os colocamos, nos impedindo de conseguir identificar corretamente a mensagem.


Podemos identificar isso na época atual. O adquirir conhecimento está relapso, e cada vez menos temos novos textos complexos; sendo necessário escrever em uma linguagem tão básica ou limitada de detalhamento para que as pessoas entendam, todavia, muitas vezes não entendem.


As pessoas não são aplicadas (Oséias 4:6), e vemos isso expresso na cultura, através das músicas, nas postagens das redes sociais, o quão razo está o nível de conhecimento das pessoas em relação a entender texto e contexto (se bem que, para resposta a esse problema, posso considerar os versiculos (2 Coríntios 4:4, Marcos 4:12, Isaías 6:9).


Conclusão e Desafio

Quero voltar ao assunto relacionado à obstinação.

É isso que me chama a atenção, o fato de não estarmos dando ouvidos, e o Senhor tenta de todos os modos, mas nós não o escutamos, obstinados de coração, por conta de não nos aplicarmos a uma disciplina (Deuteronômio 8:5, Provérbios 3:11-12, Hebreus 12:11). Porque somente ela nos levará ao êxito. Queremos muitas coisas, mas não realizamos as pequenas, e isso eu já fiz (Lucas 16:10-18).


A Necessidade de Persistência e Resiliência

Tornou-se visível a partir do momento em que comecei a correr que, para ir mais quilômetros temos que ter não só a vontade em começar a correr, você tem que ter preparo físico, uma disciplina de alimentação, e isso não vai acontecer de uma hora para outra, é algo gradativo.


Se você se ferir, para voltar, deverá reestabelecer toda a rotina, e isso terá de ser constante.


Sendo assim, tem de haver em nós um pensamento muito resiliente, porque a todo instante vamos querer parar.


Eu tenho constatado que meu maior inimigo sou eu, depois passa a ser o mundo, e em terceiro o diabo, satanás, enganador; que utiliza dos recursos que eu dou para me prender nesse mundo; isso é frustrante, porque nos faz entender aquela ilustração do do pastor, e nós como ovelhas, aí vagando por lá e por cá, o pastor chamando e nós não estamos ouvindo (João 10:27-30).


Entendemos que Deus de algum modo está querendo nos ensinar algo, mas a distância não nos permite ouvir a voz Dele claramente; ou, as ilusões nos fazem imaginar que podemos dar voltas por aí, pelo mundo caído, e voltar como se nada tivesse acontecido.


Pois não é assim, quando voltamos estamos quebrado, se é que voltaremos.


Isso é muito sério, e falo disso também para que eu possa me ouvir (Salmo 42:5), para se um dia assim estiver, alheio às circunstâncias, achando que terei êxito através de outros conhecimento.

Isaías 59:1-2 1.Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir;2. mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça. 

Conclusão e Chamado à Mudança

A obstinação e a falta de disciplina podem nos afastar do caminho correto.


Que possamos aprender com as lições do passado e aplicá-las em nossas vidas, buscando sempre a vontade de Deus, e rejeitando os caminhos do mal.


Que a luz da sabedoria divina guie nossos passos e o Espirito Santo em nós nos conduza à verdadeira paz e felicidade.


Confiram a versão do YouTube desse episódio do Podcast. Curtam, sigam, comentem e compartilhem:



11 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page