top of page

Entrelinhas

Foto do escritor: Fabio SilvaFabio Silva

Atualizado: 5 de dez. de 2021


Durante muitas vezes estive ouvindo de médicos explicações técnicas a respeito de doenças e tratamentos; confesso, é difícil para um leigo entender, acredito que alguns usam este artificio para esconder vereditos cruéis, a respeito de informar o estado de saúde de alguém.


Me lembro também de um estudo da matéria Língua Portuguesa, que era "Texto e Contexto", com finalidade levar o aluno a entender a composição do que era escrito em redações; pois, era dado importância em analisar todo o conteúdo escrito (texto); sejam palavras, combinações delas, posição, acentos gráficos; ou, não gráfico, ou seja, contextual.


Atualmente, estamos diante da grande dificuldade das pessoas de lerem livros, ou textos maiores que "144 caracteres", muitas vezes por ansiedade; e assim, não conseguem degustar algo que necessita dedicação e tempo de análise para compreensão.


Jesus desde sempre sabia disso, e, para facilitar o entendimento foi sempre claro; quando havia partes complexas das verdades, usava de parábolas (ilustrações); tudo isso para fazer que, aqueles que quisessem de bom grado ouvir e praticar, entendessem e aproveitassem a essência do ensino Dele. Porém, em contrapartida, também fazer que sejam reprovados os que endureciam seu entendimento diante de algo exposto de modo tão claro (Mateus 13:13-16, Marcos 8:21).

Marcos 5:22-24 E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés, E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está à morte; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva. E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava.

Jesus realizou muitos milagres, e cada um com uma particularidade, em Marcos 5:22-24, acredito que o Milagre poderia ocorrer sem a necessidade de ir até a filha de Jairo; porém, Ele quis que se realizasse do modo que vimos. Talvez a pequena fé de Jairo limitava a atuação de Jesus, e, antes de agir, Jesus queria falar nas entrelinhas dessa história, mostrando algo a Jairo, e deixando uma ensino para nós; do tipo:

  • Não precisamos estar ansiosos pelo tempo, ou com temor pelo veredito apresentado nas linhas, quando caminhamos com o milagre, no caso, Jesus.


A simbologia gráfica que representa a música usa cinco linhas (pentagrama), e nelas, tanto as linhas como entrelinhas, servem para indicar tempo, notas; e, por fim, apresentar ao público a composição da criatividade e desejo do compositor.

Provérbio 25:2. A glória de Deus é encobrir as coisas; mas a glória dos reis é esquadrinhá-las.

Qual o valor que atribuímos à verdade. O quão fundo estamos dispostos a ir para alcançar esse tesouro. Há "easter eggs" em toda a bíblia, nos mostrando algo que sempre esteve lá e não percebemos, ou não nos dedicamos a encontrar.


Se sente que o caminho é duro, e dura é a palavra de Deus (João 6:60-69), saiba que Ele nunca usou termos técnicos para mostrar Seu amor por nós (João 3:14-17), ou para demonstrar uma possível condenação se não desprezarmos o pecado (Lucas 13:2-9), na verdade, Ele facilitou o acesso à vida (João 14:6).


Que venhamos a entender o momento, não atentos a uma frase ou palavra dura, que se apresente isolada, ou algo que soe "estranho" de princípio aos ouvidos, de modo a dispensar todo o texto. Venhamos a entender que tudo que existe e vêm da parte de Deus, têm como intuito trazer o homem de volta à vontade Dele, apresentando um contexto real e presente, mesmo que invisível, pois, se apresenta pela fé.


Portanto, examinar na prática as escrituras, nos fará entender o lugar e momento das coisas; vida na morte, e morte na vida; e que 'o silencio Dele em alguns momentos é um grito expresso nas entrelinhas de nossa vida' (Mateus 16:21-28).

Fontes:

23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page