
Um grande desafio que há em nós humanos é a comunicação, fazer ser entendido, e muitas guerras poderiam ser evitadas pela conversa.
Quando eu explicava para a moça que trabalha comigo a cerca de como fazer algo, considerando regras fundamentais, me excedi, subi o tom, e acabei falando a verdade de modo ríspido, errado.
Me retratei, porém, a ocasião foi usada por Deus para me mostrar coisas interessantes a respeito do que explicava a ela, que são:
O primeiro acerto está em cumprir a ordem, independente de questionamentos (Lucas 22:42);
Não parar até que receba nova orientação (2 Timóteo 2:1-4);
A prática vem à frente do êxito (Tiago 1:22-25).
Eu não me vejo capacitado para fazer o que o Espírito Santo me pede, contudo, crer na Palavra Dele me condiciona a entender que Deus pode usar a minha vida imperfeita para fazer algo perfeito. Cabe a nós apenas iniciarmos, ou seja, dar o "pontapé".
1 Coríntios 11:1 Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.
Eu ficava pensando: Porque Deus não nos leva ao céu logo após aceitar Jesus como Senhor, evitando erros no percurso (risos). Agora entendo, há a necessidade de, igual a um herdeiro de uma fortuna, deixar de ser criança, crescer, e ser apto a receber a herança, considerando e entendendo o valor daquilo que irá receber.
O modelo do projeto de aquisição de herança não mudou, é um, Cristo, ele é o primeiro (1 Pedro 1:3-5). Não podemos imaginar agradar a Deus em um projeto diferente deste que Jesus implantou, ou seguindo regras próprias, Ele abriu o caminho, e nós devemos ser aqueles que farão as obras maiores (Segundo ele disse, João 14:12-14), por isso ficamos aqui com o Espírito Santo.
Olhando para a lista que apresentei, meditemos nas questões:
Quantas vezes questionamos algo que está claro que é nosso dever?
Quantas vezes paramos ou seguimos nossa própria orientação quando uma tarefa se tornou difícil?
Quantas vezes pedimos por coisas que não estamos aptos a receber?
Uma fotografia de nossa sociedade demonstra uma crescente indisciplina, principalmente quando o beneficiado somos nós, de modo que, não importa quais regras serão quebradas para se alcançar objetivos que sejam nossa satisfação.
Felizmente com Deus as coisas não são assim, e deve ser por isso que as pessoas estão cada vez mais repudiando tudo que é Santo.
Entretanto, o Deus único e verdadeiro, aquele "tirano", que "permite" que o mal prevaleça; quando, na verdade, nós apenas consideramos um lado, e não observamos quantas vezes demos autoridade para que o mal progredisse.
É Ele que nos deu a liberdade para decidirmos que tipo de pontapé daremos.
Para concluir deixo aqui o seguinte:
Deus sendo imutável, se permite ser questionado de qualquer modo, simplesmente para que nos esvaziemos de desculpas para darmos o pontapé na segurança do amor dele.
Isaías 1:18 Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.
Não há nada que destrua a verdade, por isso Deus não teme, Ele quer dar este poder a nós, cabendo a nós escolher qual pontapé daremos. Para finalizar, se você acha que as três regras que apresentei fazem sentido, e quer dar um pontapé inicial de confiança, crendo que Ele te levará a concluir esta boa obra, medite nos versículos a seguir:
João 6:67 Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?
Hebreus 13:5 ...porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. 6 Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?
Apocalipse 22:11 Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.
Comentarios