
O que é buscar ao Senhor? Orar, jejuar, ir a igreja, dar esmolas, ou qualquer rito ou praticas religiosa? Não necessariamente.
Tais práticas apresentadas são essenciais como instrumento de subjugar a carne e termos acesso ao espiritual, a fim de podermos servir melhor ao Senhor, porém, a motivação é o foco deste sermão.
O que diz o Senhor através do profeta a respeito da condição que o buscador deve se submeter:
Jeremias 29:13 ARC 13E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.
Não adianta começar bem, e depois se exaltar à semelhança de satanás, vamos observar o rei Uzias:
2 Crônicas 26:5 Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era entendido nas visões de Deus; e nos dias em que buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar.
O que Uzias fez que o tornou buscador de Deus? Vejamos:
2 Crônicas 26:6 Saiu e guerreou contra os filisteus e quebrou o muro de Gate, o de Jabné e o de Asdode; e edificou cidades no território de Asdode e entre os filisteus. 7 Deus o ajudou contra os filisteus, e contra os arábios que habitavam em Gur-Baal, e contra os meunitas. 8 Os amonitas deram presentes a Uzias, cujo renome se espalhara até à entrada do Egito, porque se tinha tornado em extremo forte.
O zelo e a obediência estavam presentes nos atos de Uzias, evidenciando que ele realmente 'buscou ao Senhor', e Deus o ajudou a prosperar, entretanto...
2 Crônicas 26:16 (...), havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o Senhor seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso.
O servo deve saber o seu lugar e estar feliz na posição que foi colocado, observando que qualquer lugar que o Senhor nos colocar será este lugar de honra; pois, nossa condição sem Ele era de escravos do pecado, sem direito, a não ser receber o pagamento das práticas ofensivas ao nosso criador (Romanos 6:23).
Qual o exemplo a seguir? Vejamos o que o Senhor Jesus nos mostrou quando esteve entre nós vivendo em sua carne o mesmo que nós:
Hebreus 5:8-9 ARA 8embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu 9e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem,
O que devemos fazer para não lamentarmos atitudes vãs, acreditando estar certo, quando estamos errados:
Apocalipse 2:4,5 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Fazendo alusão ao nosso cotidiano, sinceramente, respondemos a nós mesmos,:
Quanto tempo dedicamos a nós;
Quais nossas preferências, Deus ou a TV, celular, filmes, festas, entretenimentos diversos, etc.;
Não quero entristecer ao leitor com o texto descrito, mas usar de alerta a nós a respeito do excesso de entretenimento ou desinteresse por realmente buscar a Deus de verdade, pelo fato do resultado ser no tempo de Deus, e não da nossa necessidade egoísta
Muitos, e inclusive eu estive por muito tempo preguiçoso e relapso, buscando mais a Deus por aquilo que me interessa, do que por desejar a presença Dele, porém, só foi na minha dor e reconhecimento de fraqueza e pecados, que me fizeram ter Nele a certeza do desejo Dele por mim, independente do meu ou estado. Sendo assim é inaceitável dizer que o conheço simplesmente por seguir a um estereotipo religioso, ou fazendo um serviço ou rito desleixado a Ele, algo que não faríamos em uma empresa (a não ser que estejamos insatisfeito); ou com qualquer pessoa que prezamos amizade ou vinculo, só para agradar nossa alma; dizendo a nós mesmo que cumprimos um papel, quando na verdade estamos é motivados por interesse próprios.
"Quando estamos no primeiro amor, observamos apenas a quem amamos!"
1 João 4:19-21 NVI Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão.
Comments