
Estou querendo levar a sério a caminhada e corrida, adquirindo disciplina. Quando estou em atividade, aproveito para reflexões e meditações.
Eu sei que sou amador, mesmo assim, entendo que a respiração é fundamental para um bom desempenho, e, em meio a um questionamento a respeito de como deveria respirar, me veio uma ilustração que entendo ter vindo de Deus.
Nela, há uma comparação da natureza do respirar na caminhada, semelhante ao bater de asas de um pássaro, segue a ilustração:
Quando um pássaro está no chão, ou em baixa altitude, longe do seu lugar natural, é necessário cuidado, pois, ele fica sujeito a perigos, mas, é onde ele vêm buscar alimento.
Concluindo o objetivo próximo ao chão ou em baixas altitudes, o pássaro bate suas assas várias vezes, e cada vez mais, até estar no alto. Há muito esforço nesta etapa até chegar no lugar seguro, ou, em altas altitudes, onde ele não precisará mais bater tanto suas asas, pois, poderá utilizar das correntes quentes, não havendo necessidade de grandes esforço, apenas plainar e apreciar a paisagem.
Semelhante a este processo temos a decolagem de aviões, que é nas minhas viagens a parte mais tensa.
Acredito que é a decolagem e aterrisagem as etapas críticas que exigem mais atenção dos pilotos, uso dos equipamentos, e combustível, até que, a aeronave alcance altitude acima das nuvens, e ali entre em modo de cruzeiro.
E vocês devem me perguntar, o que isso tem a ver com o respirar durante a caminhada?
Após a ilustração eu entendi que, minha respiração deve ser semelhante ao bater de asas, forte e sincronizadas ao subir ladeiras, e na planícies inspirar e respirar longo e tranquilo.
Sabendo que Deus utiliza de várias formas para nos fazer entender a vida, me abriu o entendimento, e pude perceber que nossa vida é assim, há momentos de grandes tensões enquanto estamos na baixa altitude, ou seja, quando estamos nessa vida, sujeitos a perigos, buscando respirar e respirar, trazendo o ar para os pulmões para chegar nas alturas, onde iremos plainar, pois, estaremos nas alturas e seguros.
Nos lugares altos iremos apreciar a paisagem, respirando em um lugar onde só aves especificas podem ir. Eu creio que o Espirito Santo em nós é o ar que nos dá essa condição de subir em um lugar onde vemos que os grandes perigos, agora são pequenos.
Sendo assim, não pare de "bater suas asas", suba, suba, respire fundo, respire!
Comments